Comprar?
Investir em compra, normalmente, exige maior disponibilidade de investimento. Por outro lado, ao adquirir o equipamento, você o terá sempre disponível. Além disso, ele passa fazer parte do ativo da empresa que, em caso de necessidade, pode ser vendido para gerar renda. Na compra de um equipamento, vale também negociar com o fornecedor para obter um preço e condições de pagamentos mais alinhadas a seu poder de compra. Outro benefício a ser considerado é a redução de custos fixos, uma vez que você não terá que pagar aluguel. Isso pode ser interessante em um cenário econômico menos favorável para que você mantenha sua competitividade no mercado.
Alugar?
Mas calma! A locação de equipamentos também tem suas vantagens e deve ser analisada. Tudo depende do perfil de seu negócio e do quanto o equipamento será utilizado. Afinal, a locação representa menor investimento e, ainda, permite que você tenha acesso a tecnologias que contribuem para eficiência de todo o processo. Além disso, toda a responsabilidade pela manutenção é do fornecedor. O contrato de locação também pode ser fechado de acordo com sua demanda de trabalho, ou seja, você pode planejar, evitando ociosidade de máquinas, diminuindo custos. Mas para usufruir os benefícios há uma dica de ouro: é essencial ter um parceiro sério, que entregue o previsto em contrato, principalmente em relação à qualidade e manutenção dos equipamentos.
Avalie a melhor opção para seu negócio
Assim, o que vai definir qual é a melhor opção entre comprar ou alugar um equipamento é seu conhecimento sobre a realidade de sua empresa e do cenário de seu setor de atuação. Você precisa ter um bom planejamento estratégico, conhecer os detalhes de sua operação; ser consciente dos pontos fracos e fortes. Somente dessa maneira, poderá colocar na balança os prós e contras de cada opção e definir se é melhor comprar, alugar ou optar por um misto das duas estratégias.
Fonte: Abimaq